Armazén Bar - A tradicional casa do Rock'n Roll e do Blues em Bauru/SP - Pingas Próprias

foto_depoimentos

Depoimentos

O Armazén Bar, fez e faz história no cenário musical da região. Confira aqui o que aqueles que mais conhecem o bar têm para falar.


Conheça a história do Armazén Bar

Na Boca do Povo

Aristheu Netto

Existem pouquíssimos registros atestando os detalhes da vida da negra Bernardina, a parteira que empresta seu nome a uma das menores praças de Bauru. Dali, da praça, se tem uma visão panorâmica do pátio de manobras da ferrovia com seus trilhos cansados.
A Bernardina que trouxe tanto bauruense à luz teve a vida sofrida que o preconceito impõe à cor da pele. Chegou a ser processada por curan-deirismo, como se fazer nascer tivesse algo de mágico naqueles tempos difíceis.
A proximidade entre os trilhos e a homenagem à parteira não conta apenas a história dos nascimentos. A ferrovia se impôs massacrando os índios Kaigang, que tombaram aos milhares no processo de resistência contra o avanço da construção da Noroeste do Brasil. Fossem as homenagens mais justas e a Índia Vanuíre daria as mãos à Parteira Bernardina na minúscula pracinha que não testemunha atualmente nem trens, nem índios, já que o “progresso” dizimou a ambos.

* * * * * * * * * * * *

Quarenta anos depois da morte de Bernardina Maria Conceição, sua praça virou endereço célebre e ganhou um timbre marcante. Os tempos não eram menos difíceis, com o país tentando sair de mais uma de suas recorrentes ditaduras. A contracultura expressava os anseios de liberdade, acumulando forças para reconquistar a democracia. Em 20 de novembro de 1980, ao lado daquele retalho triangular de cimento ornado com um bebedouro que, sem cavalos sedentos, resolveu secar, foi inaugurado o ARMAZÉN BAR ― com estoque etílico para sedes cavalares.
Então a alma da mãe negra se inundou de blues e o sangue kaigang pulsou na terra vermelha, enquanto um apito anunciava: a locomotiva do rock’n roll parou na estação.

Confira outros depoimentos

  • logo patrocínio - RD Pilates
  • logo_patrocinio
  • logo_patrocinio

Copyright © 2008 - www.armazenbar.com.br
Rua Quintino Bocaiuva, 2-20 - Centro - 17017-290 - Bauru/SP Tel.: (14) 3226-2016
Horário de Funcionamento: Sextas, Sábados e Véspera de feriados - a partir das 23h
Desenvolvido por Freelabs